Instituição

  • História
  • Missão, Visão, Valores e Política de Qualidade
  • Organograma
  • Orgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O Centro Social e Paroquial de Navais é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede na Av. Padre Ribeiro de Castro, nº 45, 4495 – 202 Navais, concelho da Póvoa de Varzim e distrito do Porto.

A aprovação dos seus estatutos ocorreu a 13 de Junho de 1985, sendo a data da sua fundação e a 01 de Outubro de 1985 começou a funcionar a primeira sala de Jardim de Infância com 15 crianças, na antiga casa paroquial, junto à igreja.

Era intenção da Direcção, de então, construir um edifício moderno e capaz de dar aos seus utentes as comodidades necessárias, pois só com condições satisfatórias se poderiam obter os resultados pretendidos. Lentamente, mas com forte determinação avançou-se para a concretização do projeto, procurando a ajuda do povo da terra e em 01/02/1988, foi benzida a primeira pedra do novo edifício pelo pároco Joaquim da Silva Freitas, tendo, o Jardim de Infância mudado o seu funcionamento para o Salão Paroquial, actual sede do Rancho Folclórico “Os Camponeses de Navais” e do Centro Desportivo e Cultural de Navais, enquanto se realizava a construção do novo edifício.

A Instituição funcionou até 30/04/1991 no Salão Paroquial, mudando a partir daí para o edifício que em 28/07/1991, foi inaugurado por Sua Excelência o Primeiro-Ministro, Prof. Aníbal Cavaco Silva. Em Setembro de 1992 surge uma segunda sala de Jardim de Infância, passando a sua capacidade para 40 Crianças. Em Setembro de 1997 surge uma terceira sala, para Creche, com capacidade para 15 crianças. As três salas funcionaram neste edifício até ao final do mês de Setembro de 2011.

Dada a necessidade de alargamento das instalações, com vista a dar resposta à lacuna existente na Primeira Infância, sobretudo na valência de Creche, serviço destinado a crianças de idade compreendida entre os 4 meses e os 3 anos, foi estudado um Equipamento Social que contemplasse também respostas para a Terceira e Quarta Idades.

A compra do terreno e as obras de construção do novo Centro Social são fruto da força de um povo que conseguiu angariar fundos através da realização de diversas iniciativas. Com a abertura de candidaturas pelo Programa PARES III, em 2008 submeteu-se candidatura que foi aprovada e com a assinatura do Contrato de Comparticipação Financeira com o Instituto da Segurança Social, lançou-se a Primeira Pedra a 1 de Junho de 2009 e passados quinze dias estava em construção o novo edifício que, numa primeira fase, alberga a “Creche e Jardim de Infância Novo Mundo”. A sua construção decorreu com normalidade e passados 24 meses estava concluída.

A inauguração ocorreu no dia 1 de Outubro de 2011, data em que a Instituição celebrava 26 anos de abertura de portas, estando em funcionamento pleno a partir dessa data.

A construção do edifício contou com a ajuda dos Navaienses, do Instituto da Segurança Social, do Ministério da Educação, da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, entre outros beneméritos.

O Centro Social e Paroquial de Navais surge com a preocupação primordial de contribuir para a promoção de todos num espírito de solidariedade humana, cristã e social. Assenta num modelo capaz de criar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral da criança num contexto educativo, onde a criança participe, contacte e aprenda, tendo presente a importância da família como instrumento de transição da criança para o mundo envolvente. Os profissionais de educação promovem esta união estabelecendo desta forma uma relação complementar no processo de aprendizagem das crianças.

Promove-se nas crianças o interesse pela vida escolar, com o meio lúdico-pedagógico que conduz à assimilação de saberes, de direitos e de deveres, permitindo contribuir para a construção de pessoas civicamente responsáveis, criativas e tolerantes.

Ao longo destes anos a Instituição teve como preocupação o cumprimento de uma indiscutível função social na recepção, no enquadramento e na socialização das crianças da freguesia de Navais, freguesias circundantes e mesmo das cidades da Póvoa de Varzim, de Vila do Conde e de Esposende.

O Centro Social e Paroquial de Navais é uma Instituição que está actualmente dotada de Creche com capacidade para 39 crianças, de Jardim-de-Infância para 50 crianças e de Centro de Estudos e ATL para 35 Crianças. É administrada por uma Direcção e um Conselho Fiscal, de harmonia com os estatutos aprovados por sua Excelência Reverendíssima o Senhor Arcebispo Primaz da Arquidiocese de Braga e pelo Centro Distrital do Instituto da Segurança Social do Porto.

Dada a necessidade e a elevada solicitação por parte dos pais dos alunos finalistas de Jardim de Infância, o Centro Social e Paroquial passou a disponibilizar desde 15 de outubro de 2012 um CEATL (Centro de Estudos e Atividades de Tempos Livres), dotado de pessoal qualificado e que permite o acompanhamento de Crianças que frequentam o 1º e 2º Ciclo na concretização de trabalhos educativos e de ocupação de tempos livres. Atualmente encontra-se a funcionar em duas salas no passal da paróquia, junto à igreja, usufruindo de espaços adaptados para o serviço, bem como de amplos espaços relvados para as brincadeiras.

A aposta em serviços de qualidade e diferenciadores, norteou o Centro Social e Paroquial de Navais para abraçar um projecto de Certificação de Qualidade, sendo uma Instituição com Certificação de Qualidade de acordo com o referencial do Modelo de Avaliação da Qualidade do Instituto da Segurança Social – Creche 2010, Nível B, desde 18 de outubro de 2013, sendo a entidade certificadora a APCER e o certificado de conformidade emitido com o nº 2013/MRS.CRH.0014.

Desta forma o Centro Social e Paroquial de Navais foi a primeira IPSS com Certificação de Qualidade na área da infância no concelho da Póvoa de Varzim e a primeira IPSS do Distrito do Porto, com Certificação de Nível B de acordo com o referencial do Manual de Avaliação da Qualidade – Creche, do Instituto da Segurança Social.

Tem para uma segunda fase a construção de um edifício contiguo ao existente, que contará com as valências de Centro de Dia, de Lar de Idosos e de Serviço de Apoio Domiciliário. O projecto encontra-se já devidamente validado e aprovado pela Câmara Municipal e pelo Instituto da Segurança Social e contempla 16 vagas para Centro de Dia, 24 vagas para Lar e 20 vagas em Serviço de Apoio Domiciliário, dado que foi objecto de Candidatura ao POPH, eixo 6.12, embora sem passagem ao nível de comparticipação financeira. Com a alteração do Plano Diretor Municipal o projecto será reformulado para aumento em 1/3 das vagas da Valência de Lar, permitindo desta forma uma melhor rentabilização de espaço e exploração, optimizando desta forma a envolvente social e económica da população alvo. Esta fase não se encontra em execução por falta de apoios estatais, aguardando a abertura de novas candidaturas de apoio.

Missão:

Contribuir para a promoção integral de todas as Pessoas, num espirito de Solidariedade Humana, Cristã e Social, prestando serviços de Educação e Apoio Social à Comunidade e disponibilizando respostas inovadoras que vão de encontro às suas necessidades.

 

Visão:

Ser identificada como uma IPSS de referência regional, na Educação e no Apoio Social, bem como na implementação de políticas e práticas de solidariedade.

 

Valores:

Solidariedade Humana – Atender às necessidades da Pessoa no âmbito pessoal e social.

Ética – Agir com consciência recta e sentido do bem.

Justiça Equitativa – Assegurar tratamento igual, para situações iguais, respeitando a dignidade e a liberdade pessoal.

Orientação para as Pessoas – Orientar os serviços para os beneficiários, velando pelo desenvolvimento e dignidade destes e assegurar a realização dos Colaboradores.

Dinamismo – Ter capacidade criativa que vise atingir os objectivos Institucionais, baseando-se em comportamentos éticos.

Trabalho de Equipa – Unir esforços e saberes para alcançar objectivos comuns em complementaridade de funções.

Qualidade – Criar serviços de excelência, respondendo às necessidades e expectativas das Pessoas.

 

Política da Qualidade:

Na prossecução da sua Visão, a Politica da Qualidade definida pretende criar condições de sustentabilidade para o CSPNavais, através da implementação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que suporta o cumprimento dos objectivos estratégicos, definidos nas seguintes vertentes:

- Satisfazer crescentemente as necessidades manifestadas pelos seus Clientes;

- Promover o desenvolvimento e a satisfação dos Colaboradores;

- Melhorar continuamente a eficácia do seu Sistema de Gestão da Qualidade;

- Garantir maturidade crescente da organização e dos projectos realizados, numa prática de melhoria contínua, promovendo a qualidade das metodologias e processos de trabalho;

- Implementar um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social;

- Assegurar elevados padrões de qualidade nos serviços prestados, em conformidade com os requisitos dos Clientes e os requisitos técnicos e legais aplicáveis à sua actividade.

 

A Política da Qualidade do CSPNavais visa garantir aos Clientes o acesso a serviços de qualidade, adequados à satisfação das suas necessidades e expectativas, sendo um desafio que implicará o envolvimento e empenho de todas as partes.

Desta forma os principais aspectos desta política são:

- Orientação para os Resultados;

- Focalização no Cliente;

- Liderança e Constância nos Propósitos;

- Gestão por Processos e por Factos;

- Desenvolvimento e Envolvimento das Pessoas,

- Aprendizagem, Inovação e Melhoria Continua;

- Desenvolvimento de Parcerias;

- Responsabilidade Social Corporativa.

 

Objectivos da Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade do CSPNavais visa apoiar o desenvolvimento da “Creche e Jardim de Infância Novo Mundo”, permitindo uma melhoria da sua organização e do seu funcionamento, nomeadamente através de:

- Melhoria da eficiência e eficácia dos Processos;

- Maior grau de participação dos Clientes, nos serviços que lhes são destinados,

- Maior dinamização e efectivação da participação da Família,

- Aumento do grau de satisfação das expectativas e necessidades dos Clientes, Colaboradores, Fornecedores, Parceiros e de um modo geral o meio envolvente da Instituição e da sociedade em geral.

Imagem 1Imagem 2Imagem 3 

 

Direção:

Presidente: António Pedro Campos Amorim (Pe.)

Vice-Presidente: Jorge Manuel Martins Barreirinho (Dr.)

1ª Secretária: Carla Sofia Figueiredo Costa (Dra.)

2ª Secretária: Natália Maria Costa Serra

Tesoureira Fernanda Maria Vieira Eusébio

 

Conselho Fiscal:

Presidente: Maria Helena Boucinha Torres Dourado

Secretário: António Fernando Lordelo

Vogal: José Alberto Fontes Barreirinho

 

Consulte a Provisão AQUI.

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais